,

Guia de Maquiagem: Tudo sobre a Base

quarta-feira, agosto 21, 2013

Oi Loucas por Maquiagem, tudo bem com vocês?

Na quarta-feira passada falamos sobre o Primer Facial e o Primer para os olhos, se você não viu ou quer ler novamente, clique aqui.

E no nosso guia de maquiagem de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a base facial, ela é um item super necessário para a realização de uma maquiagem e pelo menos para mim é indispensável.


Maybelline, Pharmapele, Tracta, Mac, Revlon, Maybelline, Pharmapele, Eudora, Mary Kay e Avon
A base serve para uniformizar a cor da pele, disfarçar as imperfeições e também para amenizar as manchas. Em sua composição, existem presentes pigmentos que refletem a luz de maneira mais difusa que faz com que as linhas de expressões sejam minimizadas.

Além disso não posso esquecer de citar que ela protege a pele do sol, poluição e combate os radicais livres. 

Atualmente existem várias texturas de base facial, cada uma com uma funcionalidade e para cada determinado tipo de pele. Há também inúmeras tonalidades, mas infelizmente você encontra basicamente somente 4 tons na maioria das marcas brasileiras, que é claro, médio, escuro e para pele negra. ( Aloooo.. marcas brasileiras, vamos melhorar???) Diante de uma miscigenação tão grande no Brasil, é uma vergonha as marcas brasileiras não darem atenção a isso. Enfim, louca.. se você quer encontrar uma base com o seu tom ou com o tom mais próximo você terá que reembolsar um valor a mais para comprar uma base importada, mas valerá cada centavo.. como MAC entre outras marcas. 

Seus componentes podem variar bastante e é necessário você estar atenta a isso no momento da compra, você encontra base com hidratante, filtro solar, HD, Oil Free, anti-idade, matte e etc. Uma grande infinidade mesmo, o resultado e principalmente você ter a pele perfeita, dependem muito da sua escolha criteriosa.




Tipos de Bases:




Base líquida:

São mais leves e mais fáceis de aplicar, geralmente proporcionam um acabamento mais natural e se desejar uma melhor cobertura você pode aplicar mais camadas. As bases mais liquidas são aconselháveis para peles maduras e para peles uniformes ( sem manchas). Indicada para peles oleosas.

Base em Stick:

Essa base tem a textura mais densa, é em formato de bastão, geralmente você encontra ela com efeito 3 em 1, que poderá ser usado como base, pó e corretivo. Esse tipo de base geralmente deixa a pele com aparência artificial. São desaconselháveis em pele madura.
É mais aconselhável para peles com melasmas, vitiligo ou rosácea.

Base em mousse:

Geralmente as bases em mousse proporcionam uma cobertura média, deixa a pele com aparência natural e geralmente a durabilidade é mediana. Você encontra disponível com composição oil free e efeito matte sendo totalmente indicada para quem tem pele oleosa.

Base Cremosa:

Cobertura média a espessa, também com efeito natural. É o tipo de base com a melhor cobertura, ideal para disfarçar manchinhas, cicatrizes e espinhas. Por ser mais oleosa, o ideal é que se use em dias mais frios e durante a noite.

Base Compacta:

A base compacta é bastante espessa, possui acabamento aveludado e uniforme. Melhor cobertura para manchas, algumas bases compactas dispensam o pó facial. ideal para peles com manchas. 

Base Air Brush: 

A aplicação da maquiagem com o airbrush tem algumas vantagens incontestáveis. A primeira delas é a naturalidade do resultado, pois os produtos se fundem com a pele e asseguram um rosto maquiado com aspecto natural. A outra é que, em tempos de TV digital, esse tipo de maquiagem camufla pequenas imperfeições do rosto de quem aparece na “telinha”.

Base em pó:

É a melhor opção para quem tem pele oleosa, pois o pó ajuda na absorção da oleosidade. Na hora de escolher, prefira as minerais, pois elas têm ingredientes naturais e não têm óleo. Para usar, aplique com o pincel seco ou molhado.


Aplicação da Base:



A base deve ser aplicada sempre no sentido do crescimento dos fios, no caso de cima para baixo. Em quantidade moderada e ser bem espalhada. 

Uma dica legal é usar o pincel de base e fazer o polimento com batidinhas com a esponja. Não esquecendo de esfumar muito bem a raiz dos cabelos, sobrancelhas, cantos do nariz, orelhas e pescoço.

Eu particularmente não gosto de aplicar a base com as mãos, em mim porque eu tenho a pele super oleosa e esse contato faz com que eu estimule ainda mais a minha pele ficar oleosa por causa do calor das minhas mãos. Já no caso de aplicar a base em outra pessoa com as mãos eu não acho higiênico. 

Então eu prefiro sempre usar pincéis, seja o língua de gato ( pincel mais conhecido), pincel reto, kabuki, Duo Fibre e etc;




Essa é uma das perguntas que mais recebo na página e por e-mail, e acho que para responder a essa pergunta você precisa saber qual é o efeito da base que você quer em seu rosto, o seu tipo e o seu tom de pele.

Escolhendo a cor correta:

A base tem que estar de acordo com o seu tom de pele, então se você já sabe a cor vamos ao próximo passo. Se você não sabe a cor, escolha a tonalidade com beges/amareladas, pois se adaptam a mais tipos de pele. Na hora de testar a base sempre teste no próprio rosto, a base tem que sumir ou seja casar com o seu tom de pele. Ela precisa ficar perfeita em diferentes tipos de luz.

Escolhendo a base de acordo com o seu tipo de pele:

A sua pele é seca? É oleosa? É necessário você saber qual o seu tipo de pele para que a maquiagem fique perfeita, fiz um post especial sobre isso, leia aqui.

Qual efeito da base que você quer:

Você precisa pensar e testar os efeitos de variados tipos de bases para você então escolher a melhor que se adeque a sua escolha. Atualmente no mercado existem bases com cobertura leve, média ou alta. E também é possível encontrar bases com efeitos matte e que traz luminosidade.

Base com efeito leve, são as bases que quase não cobrem todas as manchas, geralmente são mais fluidas e indicada para ser usadas durante o dia. Já no caso da base média é aquela base com uma cobertura legal, que cobre quase todas as manchas e imperfeições. A base alta é aquela que cobre tudo e pode dar (ou não!) uma cobertura pesada, geralmente a base de cobertura alta é indicada para eventos noturnos. 


Resenhas que eu já fiz no blog:

Base Pure Makeup da Maybelline, clique aqui.
Base Instant Age Rewind Maybelline, clique aqui.
Base Hidratante Tracta, clique aqui.

Espero que vocês tenham gostado do post do Guia de Maquiagem de hoje, deixe nos comentários sugestões para os próximos posts! Vou adorar!

Beijos 



Guia de Maquiagem - Pincéis, clique aqui.

Guia de Maquiagem - Sobrancelhas, clique aqui.

Guia de Maquiagem - Tipos de Peles, clique aqui.

Guia de maquiagem - Antes da Maquiagem, clique aqui.

Guia de Maquiagem - Primer Facial e Primer para olhos, clique aqui.


Mais postagens sobre maquiagem

3 comentários

  1. Excelente post!
    AS minha preferidas são a base em pó, a base cremosa e a base em mousse!

    Beijoka

    Participa do sorteio lá no blog! Informações no MENU SORTEIOS

    www.sthefanydejorge.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimoo post'... adorei as dicas!!!
    Beijooos


    make-up-goe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.

Receba nossa Newsletter

Novidades, dicas, agenda de cursos, tutoriais e muita maquiagem.

Arquivo

Siga o Loucas no Google+